capa aruanãOi gente, mas Oi Mesmo! Tudo bem? Um dos lugares para conhecer na vida é o Rio Araguaia. Ele banha várias cidades de Goiás, como, por exemplo, Aruanã a 315 km de Goiânia (GO), onde a paisagem é deslumbrante. Um lugar privilegiado com uma natureza fenomenal e o pôr do sol mais lindo do mundo. Eu passei minhas férias lá e já quero reprise.

O Rio Araguaia em Aruanã é calmo com poucas ondas. A água é fria, mas não chega ser gelada e dizem que há bastante peixes. À sua margem é composta por árvores típicas do cerrado, não muito altas, de caules retorcidos e raízes longas. Alguns ipês, nessa época de cor rosa, ressaltam como buquês coloridos no meio da mata.

Na orla as famílias se divertem. A areia é limpa, fina e branca. As crianças adoram brincar de bola e fazer castelos de areia. Os meninos arriscam com o anzol na água, enquanto as mulheres tomam sol e os homens assam carne ao som das músicas mais tocadas do momento.

Quando ir

A alta temporada é em julho e deixa o pequeno município, com apenas 8 mil habitantes, lotado de turistas. Nesse período, o rio baixa e formam-se diversas ilhas, que serve de espaço para acampar. Não há banheiro, água encanada, nem energia. Contudo isso não é problema, o objetivo é aproveitar a natureza. Porém, existem alguns ranchos para alugar, que contam com um pouco de estrutura. No entanto, você pode alugar uma casa na cidade ou hospedar-se num hotel ou pousada e ir para o Rio, durante o dia e voltar a tardezinha.

As praias são públicas e não precisa pagar nenhuma taxa. Em quase todas há bares e restaurantes com banheiros e até Wi-Fi. Aruanã dispõe de praias badaladas com ambulantes, brinquedos aquáticos e música ao vivo como a Praia do Cavalo e a barraca do Sesi, onde localiza-se o Bar do Parente. Há também praias isoladas com menos gente, ideal para ler um livro ou apenas deitar na areia para contemplar o voo e o canto dos pássaros.

 

Como chegar lá

O acesso às ilhas se dá de barco. Na orla há vários barqueiros que fazem o translado. Os preços variam de 20 até 800 reais, depende da distância da praia que você quer ir. A embarcação cabe até cinco pessoas e o uso do colete salva-vidas é obrigatório. Os goianos como farofeiros natos, levam muita comida e bebida, até o cachorro, vai nos barcos.

A pior parte

Com certeza são os mosquitos. Não vá achando que eles vão te liberar das picadas, porque não vão!  Eu fiquei cheia de calombos vermelhos. Por isso, passe muito óleo, misture-o com alguma fragrância e lambreque o corpo. E se for picado, tome um anti-alérgico é o único remédio que realmente funciona, as pomadas são apenas um paliativo. E ainda, não esqueça do chapéu, protetor solar e óculos.

A Cidade

Aruanã é um universo a parte, no quesito em que há estacionamentos para barcos, lanchas e jet ski. Uma unidade da Policia Ambiental e uma aldeia indígena no meio da cidade. Mas semelhante a qualquer cidade, onde a galera se reúne na praça para comer um churrasquinho, tomar um açaí e paquerar.

 

Então já sabe, próxima férias de julho, não deixe de conhecer o Rio Araguaia.

Beijos e até o próximo post.

Você também vai gostar de Um lugar bom e barato, Caldas Novas e Dicas para a Chapada dos Veadeiros

Me siga também nas redes sociais Twitter Danielly Chaves  Facebook Danielly ChavesInstagram Danielly Chaves