Como conseguir um emprego

Oi gente, mas Oi Mesmo! Tudo bem? Conseguir um serviço nesses tempos não está fácil. O post de hoje é para te dar ajudar a conquistar uma vaga. Porque trabalhar é bom, engradece o homem. A pessoa se sente útil, valorizada. Eu sempre gostei de ter meu próprio dinheiro. Desde pequena arranjava uns bicos. Lembro do meu primeiro trabalho que foi dar aula de reforço. Ganhava tão pouco, que mal dava para comprar um bolo de chocolate na padaria. Mas achava o máximo ter um serviço.

Depois, trabalhei em eventos, era modelo, e na loja da minha avó. O meu primeiro emprego de carteira assinada foi na Riachuelo, isso há 15 anos. No dia da entrevista, éramos quase 30 meninas, uma mais linda e inteligente que a outra, parecia um casting de agência. Bateu aquela insegurança. Durante a seleção fizeram várias perguntas e dinâmicas para conhecer o nosso perfil. No final, nos dispensaram sem nenhuma resposta, apenas com a promessa de que ligariam.

Então fique atento, agora começa as dicas:

1. Ligue já 

A maioria das pessoas deixam o currículo ou participam de uma seleção e somem. Ficam esperando a empresa ligar. Não é assim que você vai conseguir a vaga. Você tem que ligar na empresa, perguntar como está sendo o processo, ter informação sobre a vaga. Não pode ter vergonha, tem que ser cara de pau! Vai se destacar quem mostrar interesse.. Você teeeeeeeeeeeeeem que ligar, mandar um Whatsapp ou ir na empresa para saber sobre a vaga.

Minha experiência: Sabe aquele processo seletivo que participei na Riachuelo, então, eu esperei dar nove horas do dia seguinte e liguei na lá. Falei com a gerente e mostrei-lhe interesse, desejo de trabalhar e que precisava do emprego. Ela se agradou da minha insistência, que foi moderada, e fez questão de verificar se haviam me classificado. Essa experiência me mostrou, o quanto uma ligação é importante.trabalho 2

2. Aparência abre portas 

“Todos vem o que pareces, poucos percebem o que és”, essa frase é de Maquiavel aconselhando o príncipe sobre a aparência. Muitos especialistas em recursos humanos afirmam que a boa aparência é um aspecto valorizado. A imagem é o seu produto. Então, cuide para causar uma boa impressão na entrevista, arrume o cabelo, invista no look e passe uma maquiagem.

Minha experiência: Quando estava ao telefone com a gerente da Riachuelo, ela não lembrou de mim pelo nome. Então veio com a pergunta: “Qual era a roupa que você estava usando”? Respondi: “Estava toda de jeans”. Ela disse: “Ah sim, lembrei de você, é uma loirinha né?” Ainda há dúvidas que aparência é um cartão de visita? Contudo, não seja alguém vazio, pois: “A aparência abre as portas, mas é a inteligência que define a jornada”, Augusto Cury.

3. Não se exponha demais, isso pode virar contra você

Para não dar bola fora, converse menos o possível. Certa vez, vi uma candidata distribuir cartões de produtos eróticos, antes da entrevista. O empregador não gostou, desclassificou-a. Cada pessoa tem uma cabeça, uma cultura. Não exponha sua intimidade e evite falar sobre temas polêmicos como drogas, aborto, religião, política, sexualidade, etc. Também não minta, porque mentira tem perna curta.

trabalho

4. Aceite um salário pequeno

Uma vez tentei negociar um salário mais alto e perdi a vaga. Ah se arrependimento matasse, fiquei desconsolada, minha vizinha até me disse: “Aprender custa caro”, e custa mesmo! Nunca mais caí na bobeira de querer ganhar mais, logo de cara. Se quiser o emprego, aceite qualquer salário, lá dentro da empresa a história é outra. Aos poucos se alcança uma remuneração melhor, os salários dobram, triplicam e quadruplicam dentro da empresa, acredite, isso já aconteceu comigo várias vezes.

trabalho 3

5. Corra atrás

Nada vai acontecer, se você ficar deitado, morrendo de preguiça, esperando um milagre, “Deus ajuda quem cedo madruga.” Quase todos os empregos que consegui foi gastando muita sola de sapato, eu ia a pé ao Sine. Andava cerca de 40 minutos, debaixo do sol quente. Na maioria da vezes, não tinha nada na minha função, e voltava para casa desconsolada, mas um dia de tanta persistência a vaga apareceu. O segredo é correr atrás das oportunidades. Espalhe a notícia na padaria, mercado, vizinho e amigos que você está procurando emprego. Outro lugar bom é a internet, vasculhe no Google e visite os seguintes sites:

O www.vagas.com.br é gratuito. As vagas são as melhores do mercado. Diferentes do Sine e semelhantes ao de sites pagos. Cadastre o currículo e crie alertas.

www.indeed.com.br é gratuito. Porém algumas vagas são de sites pagos e outras repetidas do Sine. Crie alertas e faça seu currículo.

www.catho.com.br  e www.manager.com.br são pagos. Contudo, já descobri várias vezes o lugar que estavam contratando, sem querer eles deixam algumas pistas na descrição da vaga. Daí é só pesquisar no Google, ligar na empresa, pegar o e-mail, enviar o currículo e participar do processo seletivo.

Com essas dicas, já dá para aumentar as expectativas e conseguir um emprego. Espero ter ajudado, boa sorte!

Beijos.

Você também vai gostar de O mercado de revendedores de catálogo O que tem nas calçadas?

Me siga também nas minhas redes sociais e se você gostou do post compartilhe.

Facebook Danielly Chaves, Instagram Danielly ChavesTwitter Danielly Chaves

 

Anúncios

9 comentários sobre “Como conseguir um emprego

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s