Os jovens de hoje assistem menos novela

Oi gente, Mas Oi Mesmo! Tudo bem? Me lembro que, quando eu era pequena, a maioria dos jovens adoravam assistir novelas. Isso há 10, 20, 30 e 40 anos atrás. As novelas faziam o maior sucesso e atingiam o público de todas as faixas etárias. O comentário do povo, no mercado, escola e trabalho, era o que estava acontecendo na novela. Até os jornais as pautavam com notícias e sinopses.

Na minha casa todos gostávamos de novela. Ligávamos a TV à tarde e só desligávamos à noite. Tínhamos um único aparelho na sala e brigávamos por um espaço no sofá. Assistíamos as da 5, 6, 7 e 8. As novelas faziam parte da nossa vida, misturavam-se ao nosso cotidiano. Sabíamos os títulos e o nome dos personagens.

Acompanhar as novelas era um hábito comum da sociedade brasileira, fazia parte da cultura. Mesmo quem não assistia, sabia um pouco sobre elas. Tanto que a maior audiência registrada até hoje, na TV brasileira, pertence a uma novela: “Selva de Pedra” de 1972. O capítulo em que a personagem de Regina Duarte foi desmascarada pelos atos que fez, tornou-se um clássico da teledramaturgia. Chegou a ter 77 pontos, realidade bem diferente da fase atual. A novela de maior audiência do ano passado (2016), foi “Velho Chico” que não passou de 29 pontos, ou seja, menos da metade.

regina duart selva de pedra

Os tempos mudaram. Hoje as pessoas assistem menos novela. Principalmente, se for da faixa etária entre 12 a 24 anos. O público jovem gosta mais de Youtube e Netfilx. O assunto deles é: Qual série você está assistindo? Qual temporada você está? Quando estreia a nova temporada? Qual é o seu youtuber favorito? Qual canal você segue? Quantos inscritos ele tem?

As emissoras a cada dia está perdendo o público mais novo. Para você ter ideia, alguns adolescentes nem sabem o que é novela. O último título que teve mais sucesso, entre eles, foi “Carrossel”, as demais não tem lhe chamado a atenção. Nem as feitas para sua faixa etária, como “Malhação”, os atraem.

Eles conhecem são as séries e sabem pronunciar os nomes estrangeiros com a maior facilidade. Espero que isso os ajudem na escola. Os jovens reclamam do formato da TV brasileira, dizem que é cheia de propagandas, que as novelas tem pouca ação e muito clichê. Na verdade eles estão certos..

As emissoras parecem não enxergar o que não agrada mais, e insistem em continuar no mesmo formato. O público hoje quer mais autonomia, liberdade de plataforma e interatividade. Querem ver no seu tempo e sem intervalos. Gostam de fazer maratona, vencem uma série em um final de semana. Os temas que procuram também são diferentes da teledramaturgia brasileira, como  ficção científica, policial e super heróis.

mulheres de areia

Cada dia que passa o nosso mercado cultural está mais estrangeiro. Por um lado é bom, porque amplia a visão de mundo, porém por outro, pode prejudicar nossa cultura. Apesar de algumas críticas, é inegável o valor que as produções da Rede Globo ao atribuíram às nós. Novelas como O Rei do Gado; Rainha da Sucata; Tieta; Mulheres de Areia; O Salvador da Pátria; Roque Santeiro; Sonho Meu; Que Rei Sou Eu?; Escrava Isaura; dentre outras, reforçam e levaram para a telinha quem somos, nossa política, nossa fauna e flora; elas retrataram características do nosso país.

Os jovens de hoje sabem muito sobre os EUA. Mas e a nossa cultura como fica? O autor de novela Aguinaldo Silva em uma entrevista fez a seguinte colocação: “No futuro, se alguém quiser saber como foi o Brasil do século 20 vai procurar nas novelas”, disse. “Elas pintaram o retrato, ainda que exacerbado, de como é o Brasil. Embora não seja tratada como uma coisa séria, ela é muito séria.”

E você assisti novelas?

Espero que tenha gostado do post.

Até o próximo, tchau!!!

Você também vai gostar: Papo aberto com a juventude da década de 90 e O jeito que ouvimos música mudou

Anúncios

21 comentários sobre “Os jovens de hoje assistem menos novela

  1. Enquanto lia o post , fique tentado lembrar quais foram as novelas que eu mais gostei nos últimos tempos. Foram elas A América, Avenida Brasil das 9 e Eita mundo bom das 6 , que foi ao ar em 2016. Agora também migrei para Netflix, mas tenho saudades daquele tempo onde as novelas faziam parte do nosso cotidiano. Ótimo post bjs.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Confesso. Assisti novelas. Algumas como “Que Rei Sou eu” e “Vamp” ficaram gravadas na minha memória. Ou novelas de época (tinha uma que o ator fazia queijo… rs). Ou Mais escrachadas, como Cubanacam.
    Mas esse tempo passou. Agora, o gajo vir dizer que pra conhecer o Brasil do século 20 é ir ver novela… Ele que nos poupe, que não há nada mais longe da realidade brasileira do que novela… xD

    Curtido por 1 pessoa

  3. Pingback: 4 séries para você assistir na Netflix | Danielly Chaves

  4. Olá tudo bem! Nasci nos anos 90 e adoro novelas. Confesso que prefiro as que marcaram minha infancia, como Um Anjo Caiu do Céu, O Beijo do Vampiro, O Cravo e a Rosa, Chocolate com Pimenta, Laços de Família etc. Atualmente gosto muito de Tempo de Amar, tem uma bela fotografia e texto excelente. Malhação também. Tenho 22 anos e ainda prefiro as novelas do que as séries, por uma questão de nacionalismo. Valorizo nossos produtos. Beijos!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s