O jeito que ouvimos música mudou

Oi gente tudo bem? Me fala, qual foi a última vez que você comprou um CD ou ouviu um disco de vinil? Deve fazer muito tempo, não é mesmo? Para falar a verdade, eu nem me lembro mais. Ultimamente, são poucas as lojas físicas que vendem álbuns de música e o CD’s estão em desuso. Isso porque, a forma como consumimos música mudou, principalmente, nas últimas cinco décadas.

Eu sou do tempo da fita k7. Ainda que tive alguns vinis. Lembro dos LPs do Balão Mágico e do Mágico de Oz que tinha em casa, ambos presentes da minha tia Rosângela, jornalista e intelectual, que investia na cultura da sobrinha. Mas, não dei muita bola para os bolachões. Apeguei-me foi às fitas.

Mixtape-960x540

As primeiras fitas que tive, foram da Xuxa. Passava à tarde toda ensaiando coreografias. Depois, comecei a gostar das músicas do Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, Ricky Martin, albúns de novelas, É oTchan, dentre outras. Mas, a grana era curta e não dava para acompanhar o ritmo dos lançamentos das fitas k7. Então eu regravava as fitas.

Uma verdadeira engenhoca, hahahaha… Eu colocava um durex nas aberturas das fitas antigas, a fim de torna-las regravaveis. A fita ficava no aparelho de som engatilhada com o rec+pause+play travado, quando a música começava era só destravar o pause. Pensa na qualidade desse som, uma porcaria!

Era difícil gravar. Tinha que ter toda uma logística. Eu ligava na rádio e pedia a música. Às vezes, a emissora soltava meu pedido, ainda quando estava ao telefone. Outras demorava um século. Eu ficava lá de molho, esperando a música ir ao ar.

Quando chegava o grande momento de gravar, as vinhetas estragavam a gravação. Eu chorava de raiva, depois de tanta espera, no meio da música tinha: “Rádio 96 FM, a rádio que toca o quê você gosta” queria jogar uma bomba na emissora!!! Esse era o jeito que o pessoal da minha época consumia música.

gramaphone

Linha do tempo dos aparelhos

Os primeiros dispositivos sonoros foram criados há mais de um século e meio. O primeiro é da data de 1857. Ele era rústico e produzia um som modesto. De lá para cá, a tecnologia aprimorou-se e vários aparelhos foram criados. Confira como as músicas foram ouvidas ao longo da história:

  • Fonógrafo
  • Gramofone
  • Vitrola
  • Disco de vinil
  • Fita cassete
  • Walkman
  • CD
  • Ipod e dispositivos MP3
  • Celulares
  • Internet
18448096_1351987591550253_1183620577_n

Caroline Correia adora disco de vinil

Na época atual

Hoje em dia, são poucas as pessoas que ainda usam algum meio antigo para ouvir música. O mercado de produtos físicos está cada vez menor. Segundo dados divulgados, em outubro do ano passado, pela Associação Pró-Música Brasil, o comércio de música digital já responde por 70% do mercado fonográfico brasileiro. As plataformas de streaming e YouTube são a bola da vez.

Contudo, apesar dessa tendência “virtual”, tem gente que não abre mão dos produtos físicos. É o caso da Caroline Correia que diz amar o som de vinil. “Sei lá tem um gostinho de infância. Eu lembro do meu pai, ouvindo as músicas dos LPs, quando eu era criança,” disse a jovem de 17 anos. Caroline fala que quando tem um tempinho, não é na internet que escuta um som, mas, sim, no seu toca-disco.

Ela faz parte de um grupo de pessoas seletas que buscam outras peculiaridades estéticas e fetichismo em um objeto icônico.

E você, como escuta música? Me diz aí nos comentários…

Espero que tenha gostado do post.

Até o próximo, bjim!!!

Você também vai gostar de Como se comportar no WhatsApp e Sair de casa

Vamos ficar juntinhos, siga-me nas redes sociais:

Facebook/Danielly Chaves

Instagram/ Danielly Chaves

Twitter/ Danielly Chaves

Anúncios

24 comentários sobre “O jeito que ouvimos música mudou

  1. Estou achando ótimo seus post , porque acabo por descobrir uma menina que as vezes passou despercebida . Porque eu estava estudando, trabalhando. E muitas vezes não percebi como vc se parece comigo , que vive tudo muito intensamente. Ficou show seu post sobre gosto musical. Bjs Mamys.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Pingback: Os jovens de hoje assistem menos novela | Danielly Chaves

  3. Pingback: Que música lembra o seu pai? | Danielly Chaves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s