Procissão do Fogaréu

Oi pessoas tudo bem?

Como é de costume, em vários lugares do Brasil, durante a páscoa, são realizados eventos religiosos. Na Cidade de Goiás acontece a Procissão do Fogaréu. A meia-noite da quarta-feira da semana santa, as luzes da cidade se apagam e os tambores anunciam a perseguição a Cristo.

Os farricocos, 40 soldados romanos, marcham acelerados pelas ruas da cidade. Eles se vestem com túnicas coloridas, chapéus em forma de cone e levam tochas na mão. Apenas os olhos e e a boca ficam descobertos, dando uma sensação sombria.

fogaréu 4

O percurso da procissão é pequeno. Porém, o ritmo é frenético. As ruas estreitas de pedras dificultam o trajeto. É fácil torcer o pé durante o caminho. Os visitantes ganham tochas e correm atrás do soldados. O calor e a agitação meio que amedronta, mas tudo não passa de encenação.

Os moradores da cidade ficam nas janelas acompanhando a procissão. Velhinhas e velhinhos observam a agitação. A encenação começa no Museu de Arte Sacra da Boa Morte e termina na Igreja de São Francisco de Paula. Não há um ator encenando Jesus, ele é apenas representado por uma pintura.

A procissão durou cerca de 1h30 e encerrou-se com a mensagem do bispo de Goiás Dom Eugênio Rixen. Ele pediu para que os políticos mantenham os direitos sociais e a multidão respondeu com gritos de “Fora Temer”. O hino oficial da campanha da fraternidade deste ano foi cantado e em um tom de brincadeira, o bispo clamou pela preservação do pequi.

fogareu capa.pptx

A festa é uma combinação de entretenimento, religião e turismo. A cidade pacata com arquitetura colonial fica toda agitada com a presença da mídia, ambulantes e turistas. O evento faz parte da agenda cultural do estado e é emocionante o contexto levantado pela procissão. Eu fiquei encantada com o evento que me fez refletir sobre Deus.

E vocês conhecem a procissão do fogaréu?

Espero que tenham gostado do post.

Até o próximo, tchau!!!

Você também pode se interessar por: Um lugar bom e barato, Caldas Novas e Dicas para a Chapada dos Veadeiros

Anúncios

2 comentários sobre “Procissão do Fogaréu

  1. Como sempre o seu post nos deu uma noção do todo numa linguagem jornalística. Estive com vc , na Procissão do Fogaréu e amei este evento cultural e religioso. Bjs da mamys.😘😍

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s