A carne é fraca, mas a ganância é forte

O prato típico do brasileiro é arroz, feijão, carne e salada. Na nossa cultura tem feijoada, costelada, galinhada, etc… Na média, um brasileiro come perto de 40 quilos de carne bovina por ano.

Muitas famílias têm orgulho de ter carne na refeição. Ir à churrascaria é ostentação. Mas na semana passada, a operação Carne Fraca abalou o consumo de produtos de origem animal. A dúvida pairou. Será que o alimento que tem chegado a nossa mesa é confiável?

Pensei na minha avó que lava a carne para matar as bactérias externas. Mal sabe ela que o problema se inicia na produção.

carne é fraca industria

A Polícia Federal denunciou cerca de 30 empresas que fraudaram a carne no Brasil. Elas alteraram a data de validade, adicionaram ácido para mascarar o cheiro de podre, injetaram água para aumentar o peso e usaram até papelão para preencher embutidos.

A operação Carne Fraca pontuou que o problema não é a carne, mas a corrupção. Empresários e fiscais deveriam unir-se para oferecer um produto de qualidade, porém a ganância é o que os unem.

Nesse ponto, eu admiro a filosofia dos verdadeiros vegetarianos. Eles defendem:

  • A preservação do meio ambiente;
  • Preocupam-se com a produção em grande escala;
  • Cuidam da saúde do corpo;
  • Desejam evoluir, libertando-se dos vícios.

Se você quer conhecer mais sobre o processo da indústria da carne, aqui no Blog tem o documentário “A carne é fraca” que retrata os impactos da produção.

Business man showing you brazilian money.

A verdade é que ambição nunca acaba e a ganância é uma péssima aliada, porque a vantagem de hoje, costuma virar a desilusão de amanhã.

Até o nosso anti-herói, Macunaíma, recomendava: “Neste mundo tem três barras que são a perdição dos homens: barra de rio, barra de ouro e barra de saia, não caia!”

E você meu amigo leitor, o quê pensa acerca da ganância?

Espero que tenha gostado do post.

Até o próximo, tchau!!!

Anúncios

9 comentários sobre “A carne é fraca, mas a ganância é forte

  1. É muito triste a gente ver que os empresários só visam lucro. A saúde das pessoas , não importa . Nesse mundo capitalista para o acúmulo de riquezas vale tudo. Que bom que você não nos deixou esquecer e refletir sobre esse episódio. Bjs linda dá mamãe

    Curtido por 1 pessoa

  2. Esta forte crise da produçao industrial de alimentos, especialmente a carne, em certa medida, tem sido positiva. Escancarou de vez a filosofia do lucro exacerbado e a irresponsabolidade de alguns funcionários publicos perante as suas funções. Uma triste realidade que afeta a todos, até nós os não carnívoros. Parabéns pelo post.

    Curtido por 1 pessoa

  3. É revoltante, o rico cada dia mais rico e pobre além de cada dia mais pobre mais enganado e alienado, o meu consolo é que cada dia mais pessoas vejam seu blogue e tirem alguma coisa desses posts espectaculares que você arrasa !!!!!!

    Beijos e continue crescendo todos os dias!!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

  4. Muito interessante Danielly, obrigado por compartilhar e também colocar mais links de informações, para quem está pesquisando, assim como eu, é ideal, e muito interessante também sua analogia sobre esse “corrupitalismo” que nosso país se transformou.

    Curtido por 2 pessoas

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s