Dicas para entrevista de TV

Estar em frente uma câmera não é fácil, tanto para o entrevistado como para o repórter. A matéria precisa ser natural, atrativa e cheia de conteúdo.

Não basta ter um assunto atraente, toda composição do ambiente é mega importante. Por isso, trago algumas dicas para que sua entrevista fique show!!!10246810_277383362429609_1378202816436201338_n

Entrevista

Pergunte ao repórter qual o nome do veículo que você concederá a entrevista, a fim de direcionar sua resposta. Imagina se a emissora é do governo e você dispara a falar mal de política, com certeza sua entrevista não vai para o ar.

Não diga bom dia, boa tarde e boa noite, também não fale o nome do repórter ou apresentador, nos dois casos, só se for AO VIVO, pois você não sabe a hora que a matéria será veiculada.

Não responda em monossílabos (sim, não, bem, claro). Nem fale demasiadamente, isso cansa qualquer telespectador.  Exemplo:

Repórter:  Este projeto sobre o meio ambiente trará benefícios para a população?

Entrevistado ERRADO: Sim

Entrevistado CORRETO: Este projeto acerca do meio ambiente foi desenvolvido para diminuir a emissão de CO2 na atmosfera. O projeto fará com que o aquecimento global seja estabilizado, trazendo benefícios para toda população é um projeto de minha autoria que foi elaborado com os representantes da sociedade.

Importante:

  • Desligue o celular ou coloque no silencioso, de maneira nenhuma atenda durante a entrevista;
  • Fale o português correto;
  • Se errar, peça para gravar novamente;
  • Olhe para a câmera;
  • Seja conciso;
  • Não leia;
  • Fale com convicção.

10341721_247917572072407_2076827654223759418_n

Roupa

O figurino é importantíssimo, o telespectador repara na roupa. Não precisa ser nova, porque o vídeo camufla. Mas precisa ser bonita. Vista algo que seja agradável aos olhos, produza-se! Evite o preto, ele carrega e envelhece. Aposte no rosa, amarelo, azul e branco (mas cuidado, o branco, às vezes, estoura no vídeo, pergunte antes ao cinegrafista).

Evite os decotes, o vídeo amplia tudo! Um decote na tela é extremamente maior do que na realidade. Reflita qual mensagem você quer passar! Sua roupa será parte do seu discurso.

Evite também assessórios grandes, a não ser que faça parte do seu estilo, pois eles amplificam-se no vídeo e chamam muita atenção, desviando o foco do assunto que você quer transmitir. Se você é vendedora de bijuterias ou vendedor de relógios é ao contrário, abuse dos acessórios.

Maquiagem e cabelo

Se possível passe uma maquiagem para dar uma corzinha. Preferencialmente, mais forte do que na realidade, pois o vídeo deixa a pele pálida.

Os cabelos precisam estar arrumados. Se enrolados, modele os cachos, se liso, alinhe os fios! No vídeo o cabelo bagunçado parece estar mais desarrumado ainda!

Iluminação

Procure um lugar com uma luz boa. Não fique de costas para a luz, mas de frente a ela. Iluminação é 50% num vídeo. É ela  que deixa o rosto mais bonito, a pele uniforme e os itens do cenário mais vivo.11066524_359052387625591_8896569663013756048_nAproveite a oportunidade

A televisão é um veículo de grande visibilidade. A oportunidade de entrevista deve ser valorizada. Exponha seu produto, serviço ou o profissional que és da melhor maneira possível. Fale a verdade,  use exemplos de sucesso e seja educado, dessa maneira você conquista o telespectador e o veículo. Não tenha vergonha de perguntar para a equipe de TV como você está, geralmente, sempre querem ajudar.

Boa sorte!!!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s