Curso para se tornar professor em um ano

Oi gente, mas Oi Mesmo! Tudo bem? Já pensou em dar aulas, em ser professor? Sabia que existe um caminho mais rápido e confiável para que isso se aconteça em um ano ou até menos. Um curso de licenciatura normal, geralmente, dura em média 4 anos. Porém, se você já tem curso superior, não precisa esperar tanto tempo.

O Ministério da Educação (MEC) autorizou, por meio da Resolução CNE nº 2, de 26 de janeiro de 1997, o Programa Especial de Formação Pedagógica de Docentes que habilita cursos de Complementação Pedagógica nas áreas de Licenciatura de Artes Visuais, Educação Física, Ciências Biológicas, História, Sociologia, Geografia, Letras-Português, Letras-Inglês, Letras-Espanhol, Química, Matemática, Música e Física.

A medida foi tomada devido ao grande déficit de professor em sala de aula com formação específica na área. De acordo com o levantamento do Censo Escolar da Educação Básica de 2015, cerca de 200 mil professores no país ensinam disciplinas para as quais não têm formação específica.

Portanto, o curso de Complementação Pedagógica é para portadores de diplomas de graduação e visa suprir a falta de professores nas unidades educacionais.

Minha experiência

Eu por exemplo, fiz jornalismo e depois fiz esse curso que durou um ano. As aulas eram no sábado uma vez por mês. Me formei em letras língua portuguesa. Foi muito bom, com certeza faria de novo. Após um mês do termino do curso consegui emprego, contrato com o Estado. Estou na sala de aula como professora de português,

O curso não é como uma graduação completa, na qual você estuda o conteúdo profundamente. Por ser breve, tudo é visto rapidamente. No exercício da docência, no dia a dia, será necessário estudar o conteúdo antes de entrar na sala de aula. Daí a importância de escolher uma área que tenha afinidade, exatas ou humanas.

faculdade moderna

Essa é a turma que formou comigo

Tome nota

  • Modalidades: Presencial, semi-presencial, a distância;
  • Aulas: Uma vez por mês;
  • Duração: De 6 meses a um ano;
  • Mensalidade: 240 reais (em média) ;
  • Habilitação: Ensino Fundamental – Ensino Médio – Educação Profissional em Nível Médio;

O curso é reconhecido, inclusive para concursos públicos. Entretanto, no Distrito Federal, em Brasília, houve processos seletivos que não aceitaram a formação. Mas, em Goiás e no resto do país, a convalidação é aceita tranquilamente.

Acerca da profissão, sabe-se que ser professor não é fácil. Os alunos não respeitam como deveriam, a sociedade não reconhece sua importância e o salário não é compatível com a responsabilidade e serviço que desenvolve-se. Todavia é uma carreira especial a qual se tem oportunidade de orientar vidas que estão em formação.

Ser professor é quase que ser pai ou mãe dos alunos. No mínimo é ser semelhante a um tio ou tia, talvez por isso, muitos chamam seus professores assim. Devido ao grau de aproximação que se tem. É algo fantástico! Como disse Paulo Freire: “ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para sua própria produção ou a sua construção”

Então gostou da dica? Espero ter ajudado.

Eu fiz meu curso na Moderna Educacional. Gostei bastante e indico a instituição: http://www.modernaeducacional.com/

Obrigada por acompanhar o Blog.

Um beijo até o próximo.

Me siga nas redes sociais:

Instagram: @daniellychavess

Facebook: Danielly Chaves

Twitter: @danielly_chaves

Você vai gostar de Uma aluna nota 10 e A deficiência auditiva na sala de aula

Anúncios

3 comentários sobre “Curso para se tornar professor em um ano

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s